quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um pouco de técnica de escalada...
























Para fazer a segurança do guia da cordada é preciso ficar atento a essas dicas:

- Segurança de corpo, até a costura da primeira proteção da via. Deixe corda suficiente para só se preocupar com isso.
- Costura a segunda proteção quando ela estiver na altura do quadril, costurar muito abaixo significa puxar mais corda e aumentar o tamanho da queda.
- Ficar atento ao posicionamento quando estiver fazendo seg: muito distante da parede pode significar guia no chão e cara na pedra; embaixo de teto sem estar ancorado pode significar um galo.
- Quando o guia for muito mais pesado que o parceiro, não descuidar da ancoragem do seg, pois o guia pode ira ao chão se o parceir por ejetado.
__________________________________________________________


Atentar pra o angulo entre as proteções nas paradas, ele pode sobrecarregar as proteções!
Use a "volta do fiel" para ancorar pela corda quando sua "solteira" foi pequena, ou como backup!
__________________________________________________________



Para aqueles que usam grigri para seg do guia aqui uma "nova" técnica recomendada (e tirada do catalogo da mesma) pela Petzl.
Não usa toda a mão para segurar o gatilho quando for liberar corda, use apenas o dedão como mostra a figura. __________________________________________________________














Finalizando, uma técnica de recuperação de corda mostrada no guia da Petzl na seção de canyon, porém já utilizada por alguns escaladores em vias longas. Para não subir com duas cordas dinamicas, utilizam uma corda dinamica e um cordelete ou uma corda bem mais fina. A técnica consiste em usar a corda para descer e o cordelete de mesmo tamanho para recuperar a corda, diminuindo o peso numa escalada de muitas enfiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário